top of page

Análise "O Pescador e a Alma"

  • Comunicação Nossa Cia de Teatro
  • Sep 6, 2015
  • 1 min read

Após nossa participação na primeira edição da "Mostra InMinas" a página de Análise de Espetáculos da mostra, falou sobre "O Pescador e a Alma", aos olhos de Alice Vieira.


"Atores num palco quase nu e poucos objetos cênicos, mas carregados de simbologia, são suficientes para criar cenas de lirismo que encantam pelas imagens que instauram. Através dos objetos, o grupo representou com inteligência e criatividade o mar como um forte elemento da peça, pois é no mar que reside a felicidade e a maldição do jovem pescador e sua alma.




A água em copos de vidro que em momentos precisos é derramada sobre o rosto do pescador, representa a paixão que sufoca e inunda sua alma. Uma rede de pesca também é de forte poder simbólico na peça, na medida em que remete ao amor que captura, condiciona e demanda que o pescador rompa com sua própria alma para que seu romance se concretize.



Numa alusão aos movimentos marinhos, os atores parecem compor uma bela e harmoniosa dança durante toda peça. O figurino em preto e branco nos direciona para as relações entre o bem e o mal. A iluminação dá um tom soturno à encenação, nos levando automaticamente ao universo onírico também presente no conto de Oscar Wilde.



Com isso, "O Pescador e a Alma" nos conduz a um mundo mítico, que agrada os sentidos por suas belas imagens e pelo poético texto que nos leva a refletir sobre os desejos desmedidos e audaciosos motivados pelo amor, mesmo que esse amor possa trazer consequências trágicas."

 
 
 

Comments


bottom of page